Review Pocket: Jane Austen's Mafia!


Lembram quando paródias eram um sucesso de bilheteria e realmente engraçadas?

Hoje em dias elas estão cada vez mais raras e não passam de um amontoado de recriações sem graça de cenas famosas, mas teve uma época que haviam uma porrada delas pelos cinemas afora e lotavam as salas.

E dentre muita paródia ruim e débil mental lançada, uma que é razoavelmente boa se destaca: Jane Austen's Mafia, produção "esquecida" de 1998 que foi dirigida por um dos diretores de Apertem os Cintos, O Piloto Sumiu e Corra que a Polícia Vem Aí, mas será que é tão bom quanto esses dois filmes clássicos ou merece dormir com os peixes?

É o que veremos aqui.


A trama gira em torno de Vincenzo Armani Windbreaker Cortino (Lloyd Bridges) e de como ele foi de um garoto que destruía tudo por onde ele passava a um respeitável chefe da máfia. Contudo, como sempre acontece, ele é engambelado com 47 tiros por um de seus contatos durante o casamento da sua filha, e então passa a responsabilidade ao seu filho Anthony (Jay Mohr), banana recém chegado da guerra da Coreia junto com sua namorada, Diane (Christina Applegate)

Nesse meio tempo, Anthony também passa a comandar o cassino da família enquanto tem que lidar com apostadores e traidores que há dentro de sua família - além de umas outras situações aleatórias que vira e mexe acontecem ao seu redor.

O roteiro escrito por Abrahams junto com outros dois caras não busca ter um senso de direção competente, preferindo arriscar um caminho direto pro riso fácil. Na prática nem sempre funciona, mas é sempre bom prestar atenção nos esforços e ver até onde vai, mesmo se for numa jornada que não vai levar a lugar algum além da amargura e da desilusão.


Como acontecia em grande parte das paródias do trio Zucker Abrahams e Zucker (e das suas cópias), o humor consiste basicamente em gags visuais e físicas (tipo pessoas escorregando ou recebendo uma pancada na cabeça), piadas referenciais - às vezes sem sentido algum - e situações malucas acontecendo no fundo das cenas - e na frente também.

Também tem o humor escatológico obrigatório em toda comédia dos anos 90, como uma cena de vômito coletivo durante um funeral (onde até o padre e um cavalo se juntam) ou uma cena de morte envolvendo uma vela e uma idosa com problemas de gases.

Claro que nem toda piada funciona pois todo mundo sabe que comédia é uma coisa difícil de se dominar, então o artifício de piada uma atrás da outra é usado à exaustão, o que em boa parte das vezes pode dar certo ou ser uma completa catástrofe.

E como acontecia em Histeria, o filme faz uma série de referências e paródias de filmes conhecidos. Os alvos principais são obviamente O Poderoso Chefão e Cassino, mas também tem muita referência a O Carteiro e o Poeta, O Paciente Inglês, Brinquedo Assassino, Scarface, Forrest Gump, Jurassic Park e por aí vai. Tem até uma participação bem peculiar do Barney (é, aquele dinossauro drogado) em algum momento do filme. Claro que ver tais filmes aqui não são obrigatórios, mas se você quer rir com muito gosto até ficar sem ar eu sugiro pelo menos assistir alguns desses filmes citados.


Jane Austen's Mafia! é o registro de uma década que não existe mais, onde existiam paródias boas, bem feitinhas e relativamente engraçadas. O filme não é uma coisa que se diga "uau, que engraçado pra cacete", mas tem seus bons momentos.

Infelizmente, esse foi um dos últimos filmes do Lloyd Bridges (lembram do doidão McCroskey do Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu? Então...), pois ele morreu no mesmo ano que este aqui foi lançado. o que com certeza foi um bom jeito de se despedir, pois pelo menos se foi fazendo o que gosta: fazendo outras pessoas rirem.

O filme também teve o azar desgraçado de ser lançado depois de Quem Vai Ficar com Mary. Mas no mundo onde alguém pode usar sêmen como gel, por que também não pode existir um pseudo-Corleone?

Até a próxima, minha gente!

Trailer de JANE AUSTEN'S MAFIA!


Ficha técnica

Máfia! (Jane Austen's Mafia!, 1998)
Dir.: Jim Abrahams
Elenco: Lloyd Bridges, Jay Mohr, Christina Applegate, Olympia Dukakis, Pamela Gidley, Billy Burke, Joe Viterelli, Tony Lo Bianco, Vincent Pastore, Marisol Nichols, Carol Ann Susi
Nota: 7/10

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