Uma análise sobre Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo

Eu me considero um genuíno fã das clássicas animações. Porém, sempre tive um certo conflito com os desenhos da Hanna-Barbera. Ou eram imbecis demais ou muito inteligentes pra minha cabeça de criança.

Sendo assim, admito que nunca fui um viciado em Scooby-Doo. Tipo, eu adoro a dublagem e tudo mais, mas nunca fui de ficar sentado no sofá e assistir todos os episódios de uma vez só.

Porém, eu gosto de Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo.

E acho que muitos de vocês também deveriam.

Me acompanhem que eu mostro o por que.

A trama gira em torno de um presságio que o ocultista Vincent Van Doido (Vincent FUCKING Price!!!!) teve há algum tempo sobre a abertura da famigerada Arca dos Demônios, um artefato misterioso que abriga 13 (obviamente) demônios, desde um feiticeiro das décadas medievais a um demônio que prende as pessoas em espelhos.

Esta Arca era guardada pelos fantasmas Bolão e Caniço no Himalaia até que, por um golpe do acaso, Scooby, Salsicha, Daphne e Scooby-Loo caem de avião no local e Salsicha acaba abrindo a arca... simplesmente porque aqui ele é um tonto... libertando os demônios para vários lugares do mundo. E com a ajuda de Van Doido e do pequeno Flim Flam, a Mistério S.A. é encarregada de colocar os demônios de volta na arca antes que o pior aconteça.

Deu pra sacar que aqui Hanna e Barbera quiseram fazer algo diferente com o Scooby depois de anos amargando nas baixas audiências e de alguma forma conseguiram, dando um ar mais sombrio e fazendo os fantasmas/demônios serem reais dessa vez em vez de pessoas genéricas fantasiadas.

Outra coisa que eu achei interessante é a leve mudada na personalidade do Scooby-Loo. Quem me conhece sabe o quanto eu acho ele insuportável e um produto de uma época onde tudo era possível em prol da audiência (até porque ele foi criado justamente porque a audiência tava mais caída que o Silvio Santos), mas aqui o sobrinho do Scooby era um pouco mais gostável, apesar de ainda manter o tom de "personagem infantil irritante", coisa que foi aumentada com Flim Flam e seu jeito Short Round de agir.

Eram outros tempos...

Como falei antes, o tom desse desenho mudou drasticamente em comparação com as fases anteriores, dando um ar mais macabro ao negócio. Esqueça pessoas genéricas usando máscaras de 1,99 e fantasias que não assustariam nem um cardíaco. Aqui o negócio é real, com demônios reais e ameaças reais. Ou seja, os personagens realmente estavam em perigo.

Apesar que isso às vezes era intercalado com o típico humor imbecil da Hanna-Barbera, fazendo com que o desenho fosse inconsistente no seu tom. Era pra assustar ou pra fazer as crianças rirem?

E foi justamente o tom sombrio da história que fez o desenho ser cancelado na época graças às reclamações dos pais, o que impediu o quarteto de capturar o 13º fantasma, coisa que foi corrigida no filme lançado anos depois.

Infelizmente o filme é um enorme dedo do meio para os fãs do desenho, assim como foi a season finale de Game of Thrones. Sério, quem foi o imbecil que achou que era uma boa ideia dizer que tudo que o desenho fez era só um "delírio coletivo" dos personagens e reduzir o Van Doido, um personagem foda pra caralho e temível, a um bunda mole que só faz piada de tiozão? Aliás, nem tem Bolão, Caniço e Scooby-Loo que fizeram parte do desenho original (e sim, reclamei da ausência do Scooby-Loo, mas eu tenho motivos pra reclamar disso pelo menos), então pra que se importar em ver?

Juro por Deus, tá na hora do departamento de animação deixar de ser comandado por incompetentes e voltar a ter gente inteligente e que ama o que faz.

Apesar dos pesares, Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo era um ótimo desenho, com personagens ótimos e um tom muito sinistro... que infelizmente foi jogado fora pelos produtores do filme.

Na época fez muito barulho em conta dos demônios, afinal não era comum assustar crianças e foi até assunto do documentário Deception of a Generation, onde dois pastores condenavam o desenho porque os vilões faziam coisas do mal e isso era prejudicial, além de umas outras baboseiras com He-Man e afins.

É, justamente esse tipo de mentalidade imbecil.

Enfim, assistam o desenho e passem MUITO longe do filme (deu pra ver que eu odeio demais esse filme, né?) a menos que queiram ver um ano inteiro de uma história bem escrita ser jogada no lixo como se fosse nada.

A escolha é de vocês.

Até a próxima, minha gente!

Comentários

Postagens mais visitadas