A maior tragédia da WWE
Eu adoro wrestling.
Sério.
Tipo, imagina que você está lá vendo dois sujeitos mais bombados que o Hulk se socando e DO NADA um deles saca uma escada de metal ou uma cadeira de ferro sob o ringue (pois aparentemente os ringues da WWE funcionam como o cabelo daquele cara do desenho dos Harlem Globetrotters) e acerta em cheio nas costas no oponente!!!
Não tem como isso não ser entretenimento.
Porém, contudo, todavia, nem tudo são flores. Já contei uma vez aqui histórias sobre wrestlers que se feriram porque algo deu errado durante as apresentações, mas essa história aqui é um pouco mais cabulosa pois essa talvez seja a primeira vez que alguém MORREU enquanto se apresentava.
Pois bem, nossa história começa com esse cara:
Senhoras e senhores, esse é Owen Hart.
Nascido numa cidade do Canadá (Alberta), Hart foi um dos lutadores mais promissores da WWE. Já lutou ao lado de figuraças como Vader (e lutou contra ele também), já lutou contra o próprio irmão Bret Hart "algumas vezes" e já fez até o Triple H pedir penico.
E também se aventurava sob a alcunha de The Blue Blazer... porque Vince McMahon adorava se divertir transformando seus lutadores em figurantes de filmes da Marvel.
Só que ninguém esperava que sua vida fosse mudar drasticamente graças a um evento: o Over the Edge.
Só pra situar vocês: de vez em quando a WWE costumava inventar certos eventos que testassem os limites dos seus lutadores, e pra garantir o interesse no público eles não poderiam poupar esforços e serem um pouco mais extremos nos seus golpes. Com a vantagem do pay-per-view, o espectador logo era fisgado pelo marketing e era garantia que o evento teria mais edições futuramente caso o sucesso fosse até além do planejado.
Over the Edge foi uma dessas tentativas de fazer algo extremo e hardcore, mas não atingiu o sucesso esperado (logo eu digo por que) e o evento logo foi descontinuado.
Muito bem, esse evento era a continuação de uma história onde o Undertaker havia sequestrado Stephanie McMahon, a filha do Vince, e em troca de liberdade ele exigia o controle total da federação, até que Stone Cold Steve Austin apareceu pra salvar Stephanie, o que culminou numa rixa entre ele e Undertaker, com direito até a participação do próprio Vince como um dos juízes (o que causou momentos engraçados como ver ele sendo jogado em cima de Steve Austin durante uma discussão entre eles e Shane McMahon).
"Tá, mas e o Owen Hart, como ele acabou envolvido nisso?"
Bom, vocês lembram que ele ainda usava a identidade Blue Blazer, certo? Então, Hart usou essa identidade como uma espécie de zoeira com outros wrestlers e durante uma luta contra The Godfather, Vince Russo sugeriu replicar a entrada do Sting, onde ele desceria com a ajuda de uma corda de rapel e a dita cuja "se soltaria" para que ele caísse com estilo. Porém, algo deu errado e Hart despencou de uma altura de 21m, acertando um dos turnbuckles do ringue antes de aterrissar de vez na plataforma.
Jim Ross e Jerry Lawler (que na época ainda eram os comentaristas) viram de perto o acidente - com direito a Lawler correndo até o ringue pra ver como estava a situação - , enquanto quem viu o evento pela TV não entendeu o que estava acontecendo. Ross dizia que aquilo não fazia parte do evento e que era a coisa mais real que poderia acontecer, com ele logo noticiando a morte de Owen Hart horas depois do evento recomeçar, que até então não foi ouvida pelo público.
Vince McMahon decidiu continuar o evento normalmente após uma pausa de 15 min., e depois do encerramento com todos os outros lutadores visivelmente abalados com a notícia (afinal, testemunharam que um companheiro de trabalho deles MORREU), decidiu encerrar de vez o evento que nunca foi disponibilizado pro público até que uma versão editada - com todas as referências a Owen Hart e Blue Blazer removidas - apareceu no catálogo da WWE Network. A família de Owen processou a federação e por muito tempo foram muito criticados por darem continuidade ao evento em vez de encerrá-lo. As fitas com a morte de Hart gravada estão guardadas em algum lugar nos cofres da WWE a pedido da família, que não quis que elas fossem destruídas pra servir de aviso sobre o que não fazer.
Ah, e detalhe: Hart já tinha testado essa "descida do Sting" num outro evento em 1998, mas ele ficou preso na hora de descer, o que só indica que aí já teve um aviso de que era melhor deixar isso pra lá.
Owen Hart morreu de hemorragia interna em 23 de Maio de 1999 e desde então está pra sempre vivo na memória dos fãs de luta livre.
Infelizmente sua morte também serve de exemplo pra mostrar que a vida é um sopro e nem tudo que acontece no mundo do wrestling é perfeito.
Eu pretendia encerrar esse artigo de um jeito melhor, mas em respeito não farei isso.
*artigo escrito originalmente em 24/06/2022, atualizado e reescrito
Comentários
Postar um comentário