Uma análise das versões originais inalteradas da trilogia Star Wars
Eu amo Star Wars.
De verdade.
Vibrei de emoção com O Despertar da Força e vociferei os mais variados palavrões quando vi as modificações idiotas que o George Lucas fez.
E depois que a franquia foi comprada pela Disney, os fãs esperavam que a empresa lançasse as versões inalteradas da trilogia, porém como Uma Nova Esperança pertence à Fox, fica muito impossível. E também porque especula-se que os negativos originais estão podres (o que eu acho estranho, uma vez que George Lucas sempre foi muito cuidadoso... pelo menos até 1997)
E também porque George Lucas é um ganancioso que se recusa a lançar as versões originais com que todo o mundo cresceu e chorou assistindo.
Vocês choraram na (SPOILER) morte do Yoda (FIM DO SPOILER), que eu sei.
Porém... eis que surge um verdadeiro Jedi chamado Harmy.
Este sorridente rapaz salvou a vida de muitos fãs de Star Wars - inclusive deste que vos fala. |
Pelo que eu pude notar, ele retirou tudo que envolvia CGI e cenas longas e arrastadas, além de fazer um favor de retirar a cena tosca em que o Greedo atira primeiro.
YAY!
Imagem comparativa. Notem como na versão "despecializada" a computação gráfica não faz falta. |
É, aquela que passava na Manchete, onde tinha o C-3PO com a voz do Alf e o Darth Vader tinha a voz do Mumm-Ra, além do fato de terem chamado a Estrela da Morte de Estrela Mortal e o R2-D2 de "Ár Two Dito" (o que fez muita gente pensar que o nome dele era Arthur, já que naquela época não havia internet ou Telecurso 2000, então os tradutores tinham que esquentar a cabeça pra adaptar a maioria das coisas do melhor jeito possível)
Também dublaram a maioria dos grunhidos do Chewbacca, o que sem dúvida me deu risada em muitos momentos.
Aliás, alguns vão me odiar pelo que vou dizer aqui, mas a verdade tem que ser dita: eu prefiro mil vezes o dublador original do Han Solo do que o Guilherme Briggs.
Não me levem a mal, eu gosto do Briggs, mas vamos ser realistas porque ele não serve pra ser a voz do grande mercenário da Galáxia. Somente Francisco Milani e Garcia Júnior (sim, o dublador do Schwarzenegger) tem o jeito certo de fazer um personagem badass pelo timbre da voz.
É também estranho quando a maioria dos soldados são apenas imagens (mal) recortadas. Milagre que tem o Harmy pra corrigir... |
Afinal, quem nunca sentiu saudade do Ricardo Mariano narrando "versão brasileira... (com pausa e tudo) Herbert Richers"? Ou de quando chamaram os rebeldes de "Revoltosos" na dublagem do Retorno de Jedi?
E obrigado, Harmy, por ter retirado o Darth Vader emo da cena final do Retorno de Jedi!!! |
Bom, quase não postei fotos da trilogia, até porque os filmes já foram exibidos à exaustão e eu só iria me repetir.
Enfim, assistam. Vocês vão gostar.
Porém... vou esclarecer uma coisa: como todo mundo deve saber, esses filmes foram editados por fãs exclusivamente PARA os fãs da saga. Ou seja, é expressamente proibido sair por aí vendendo DVDs piratas dessas versões inalteradas, até porque são uma preciosidade para quem coleciona as dezenas de bugigangas do Star Wars e não estão em domínio público (não enquanto George Lucas estiver vivo), portanto se encontrarem cópias ilegais vão até à página do Harmy (ou, de preferência, do seu sócio Han Duet) no Facebook e denunciem pra que ele e seus asseclas possam fazer JUSTIÇA!!!
Porque pirataria é crime em qualquer parte da galáxia.
Que a Força estejam com vocês e até a próxima... eu espero...
Comentários
Postar um comentário