Watchmen: analisando a versão estendida
Em 1985, o visionário Alan Moore criou uma das graphic novels mais fodas do século (sim, até mais que A Piada Mortal): Watchmen!
Pra quem nunca leu (sério, você tem problemas), a série gira em torno de pessoas normais assim como todos nós que vez ou outra vestem fantasias espalhafatosas (exceto o Dr. Manhattan) e saem Nova York afora transformando meliantes em purê de batata enquanto saem em busca de alguém que está matando os heróis.
Além disso, a narrativa era interrompida por um gibi de piratas que um guri estava lendo e DÚZIAS de texto, mas mesmo assim não era uma chatice.
Exceto se você for um preguiçoso, porque esse tipo de leitura não é pra você.
E em 2009, Zack Snyder fez uma adaptação sobre a graphic novel... que muita gente odiou. Depois também veio a versão do diretor e a versão "Ultimate".
Eu assisti a versão Ultimate, mas será que é tão boa?
É o que vamos descobrir.
Não parem de ler este artigo ou o Rorschach vai atrás de você. Depois não diga que eu não avisei... |
Pois bem, no prólogo Edward Blake (Jeffrey Dean Morgan) estava descansando enquanto pensava em novas maneiras de estuprar uma cabra, quando um misterioso criminoso invade sua casa.
Claro que isso é tão errado como provocar o pitbull da sua vizinha safada, mas estamos falando de um sujeito de meia-idade, então ele não aguentou a porrada e foi arremessado pela janela do seu apê, onde ficou esmilinguido na calçada.
Depois, Rorschach (Jackie Earle Haley) faz sua investigação e arrebenta uns tiras no processo (cena não presente na versão de cinema/DVD), e então descobre que há um assassino de vigilantes mascarados.
Aí então você sabe o que vem pela frente: mortes, braços mutilados, cotovelos quebrados... enfim, todo aquele tipo de violência que todos nós aprendemos a gostar. Se Alan Moore tiver visto esta versão, com certeza ele acharia melhor do que as outras porcarias que saíram baseadas em suas obras.
...
Claro, eu gosto de V de Vingança e entendo o quanto revolucionou a... revolução (e a identidade do Zangado), mas fora isso as outras adaptações eram sofríveis.
Tanto que Alan Moore prefere não ser creditado, para preservar sua visão das suas obras-primas, que os considera "infilmáveis".
Pena que ele preferiu se distanciar de Watchmen, que é um dos melhores filmes que eu já vi.
E vocês achando que só Game of Thrones era violento... |
Claro que, como todo mundo sabe, filmes baseados em histórias em quadrinhos nem sempre geram bons resultados. Vez ou outra temos maravilhas (V de Vingança, Sin City, O Máskara...), filmes razoáveis (300, Spawn, Batman Eternamente...) e outros absurdamente horrendos (Demolidor, Motoqueiro Fantasma, Quarteto Fantástico...), mas aqui vemos que Zack Snyder lutou pra manter a essência, talvez com medo dos fãs mais puristas, mas pelo jeito deu certo.
Snyder nem brincou em serviço e reproduziu quadro-a-quadro todas as cenas de cada página. Óbvio que pra quem é novato, o roteirista fez questão de espremer tudo pra um filme de 3 horas e meia (ou 2 horas e meia, se você viu a edição do DVD), mas é um resumo que funciona muito bem.
Os efeitos especiais são incríveis. Claro que tem umas derrapadas quase imperceptíveis, mas é só prestar mais atenção e verá que essa sim é uma das adaptações mais fiéis de um livro.
A única coisa que me incomodou aqui foi o fato do diretor fazer questão de mostrar o pinto do Dr. Manhattan sempre que possível. Sim, isso estava presente nos quadrinhos, mas Snyder faz de um jeito exagerado.
Esta imagem é só pra mostrar o quanto a Malin Akerman é sexy, portanto não vai ter nada a ver com o que direi a seguir... |
Quem já leu os quadrinhos sabe que havia sangue e porrada pelos borbotões, provando que sim, os heróis são humanos como eu, você, sua mãe e até a vadia da tia do Bátima.
Mas no filme... nossa, aqui temos braços arrancados, cotovelos quebrados e tanto sangue que faria o Drácula não ter mais fome por mais uns mil anos.
Diabos, temos até uma gloriosa cena em que um jovem Rorschach arranca a cara de um guri a dentadas!!!!
Claro que isso tudo vem embalado na irritante técnica slow motion que o diretor adora inserir nos seus filmes, e esse é outro ponto fraco do filme: as cenas de luta.
Felizmente são poucas, mas todas elas usam aquela tática de câmera lenta-depois acelera-depois lenta de novo... chega a irritar até quem é acostumado.
Esse fator também estava em 300 e em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, o que indica que Zack Snyder não é muito inovador em fazer cenas memoráveis.
...
Exceto as cenas violentas do Rorschach, essas sim são inesquecíveis.
Agora, um grande mérito é a animação baseada em Contos do Cargueiro Negro que invade a narrativa do filme (na versão Ultimate), exatamente como acontecia nos quadrinhos.
Ok, vou explicar: há um subplot em Watchmen onde um garoto frequentemente lê Contos do Cargueiro Negro enquanto o jornaleiro normalmente faz seu trabalho.
E isso acontece algumas vezes, até mesmo quando a história principal está no ápice. Mas não é muita coisa que possa brochar um ávido leitor de quadrinhos.
Na história, Gerard Butler (sim, o próprio Leônidas) é um marinheiro que acaba naufragando numa ilha com os cadáveres dos seus camaradas depois de um encontro amigável com o Cargueiro Negro.
E o que ele faz depois disso é criativo: constrói uma jangada com os corpos (e até conversa com um deles, como se fosse uma versão zumbificada do Wilson) e pretende voltar pra sua terra avisar do grande perigo que se aproxima, além de se envolver em altas confusões enquanto enlouquece no alto-mar.
A animação é até impressionante, lembrando as animações que a DC atualmente faz. Muito bem detalhado e violento, é como se fosse a versão americanizada da origem de O-Ren Ishii, que também invadiu a narrativa de Kill Bill Vol. 1 de uma forma espetacular.
Ou seja, considero Gerard Butler um pirata muito melhor que o Jack Sparrow.
Sim, foi isso mesmo que eu disse. Conforme-se. |
Mas fiquem com a versão estendida (que tem 216 minutos de duração!), que é muito melhor que a versão de cinema.
Bom... vou ficando por aqui... até a próxima... e cuidado com o Rorschach...
Amigo
ResponderExcluirOnde consigo encontrar essa versão ?
Hey, perdoe a demora por responder. Eu consegui minha versão pela falecida Minhateca, mas você pode conseguir o Blu-ray importado da "versão ultimate" na Amazon.
Excluirconsegui a versão ultimate por torrent um dia desses!
Excluirpassa o link man pfvr
ExcluirGaranto que se o filme mostrasse mulher nua não haveria reclamação. Quanto preconceito
ResponderExcluir